Quem entra na Igreja/Convento de Santo dos Olivais em Coimbra recebe as boas vindas de Santo António e de São Francisco que se encontram nos altares laterais. Estes dois santos franciscanos que viveram no início do século XIII são fonte de inspiração para a comunidade cristã que aqui vive e para tantos que aqui acorrem vindos de todo o mundo. Desde 2020 até 2031, vivemos tempos celebrativos intensos pela ocasião dos 800 anos de várias etapas que marcaram a vida destes dois santos. Este ano de 2023, celebramos os 800 anos da Regra Franciscana e do Natal de Greccio. No Natal de 1223, Francisco de Assis teve a iluminação de representar o primeiro presépio vivo, em Greccio, pequena localidade montanhosa do vale de Rieti, Itália.

Todos sabemos o carinho que o Papa Francisco nutre por estes dois santos. Todos os anos no dia de Santo António escreve a Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, que este ano acontece a 19 de novembro. Diz o Papa: “o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte”.
Sabemos também como o Papa Francisco se inspirou em Francisco de Assis ao escrever a encíclica Laudato Si’ , onde nos convoca a todos para o cuidado da mãe Terra, a mais pobre dos pobres, espoliada por todos.

Agora, a 4 de outubro deste ano, dia de São Francisco, na Exortação Apostólica Laudate Deum escreve: “Já passaram oito anos desde a publicação da carta encíclica Laudato si’, quando quis partilhar com todos vós, irmãs e irmãos do nosso maltratado planeta, a minha profunda preocupação pelo cuidado da nossa casa comum. Mas, com o passar do tempo, dou-me conta de que não estamos a reagir de modo satisfatório, pois este mundo que nos acolhe, está-se esboroando e talvez aproximando dum ponto de rutura”.
E mais adiante afirma: “A lógica do máximo lucro ao menor custo, disfarçada de racionalidade, progresso e promessas ilusórias, torna impossível qualquer preocupação sincera com a casa comum e qualquer cuidado pela promoção dos descartados da sociedade. Nos últimos anos, podemos notar como às vezes os próprios pobres, confundidos e encantados perante as promessas de tantos falsos profetas, caem no engano dum mundo que não é construído para eles” (LD, 31).
“Duma vez por todas acabemos com a atitude irresponsável que apresenta a questão apenas como ambiental, «verde», romântica, muitas vezes ridicularizada por interesses económicos. Admitamos, finalmente, que se trata dum problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis. Por isso requer-se o envolvimento de todos. Por ocasião das Conferências sobre o Clima, chamam frequentemente a atenção as ações de grupos ditos «radicalizados»; mas na realidade eles preenchem um vazio da sociedade inteira que deveria exercer uma sã pressão, pois cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos” (LD, 51).
“Ao mesmo tempo, «as criaturas deste mundo já não nos aparecem como uma realidade meramente natural, porque o Ressuscitado as envolve misteriosamente e guia para um destino de plenitude. As próprias flores do campo e as aves que Ele, admirado, contemplou com os seus olhos humanos, agora estão cheias da sua presença luminosa». «O universo desenvolve-se em Deus, que o preenche completamente. E, portanto, há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre». O mundo canta um Amor infinito; como não cuidar dele? (LD, 65).
Por tudo isso faz todo o sentido esta iniciativa da Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais, que se realiza, no dia 19 de novembro de 2023, Dia Mundial dos Pobres, das 15h às 18:30 na Igreja e instalações anexas, um evento que pretende sensibilizar e motivar para a criação de Círculos Laudato Si´, pois “são necessários os talentos e o envolvimento de todos (LS, 14).
Programa do evento Laudato Si’
Dia 19 de novembro de 2023 – Dia Mundial dos Pobres
na Igreja/Convento de Santo António dos Olivais, Coimbra
- 15h00 – Apresentação da Laudato Si’
- 15h15 – Projeção do Filme “A Carta”
- 16h45 – Intervalo para café e lanche
- 17h15 – Reflexão, escuta e partilha
- 17h45 – Proposta/convite para criação de um Círculo Laudato Si’
O filme/documentário A Carta conta a história do apelo do Papa pelo cuidado com nosso planeta.
Quatro vozes foram convidadas para uma conversa sem precedentes com o Papa. Vindos do Senegal, Amazonas, Índia e Havaí, eles trazem as perspectivas e soluções dos pobres, dos povos originários, dos jovens e da vida selvagem para a conversa com o próprio Papa Francisco.
No final da projeção e após um intervalo para café, haverá um espaço de escuta e partilha e por fim será lançado o convite e apresentada uma metodologia para a criação de um Círculo Laudato Si’.
Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa. (Laudato si’, 217)

O que é um Circulo Laudato Si’?
Os Círculos Laudati Si’ também chamados Focos de conversão ecológica são pequenos grupos constituídos para responder aos apelos do papa Francisco na encíclica Laudato si’, designadamente para fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade.
Missão:
- Escutar o grito da nossa Casa Comum “contra o mal que lhe provocamos”;
- Identificar, na vida quotidiana, “o uso irresponsável” dos bens da Terra, promovendo um uso responsável e sustentável;
- Criar no seio das respetivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais como nas opções e práticas das comunidades.
Ação:
- Realizar sessões de divulgação da encíclica Laudato si’;
- Sensibilizar a comunidade acerca das questões ecológicas, nomeadamente a poluição ambiental, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as desigualdades e a exclusão social;
- Promover espaços de partilha, reflexão, oração e ação profética na comunidade.

Linhas Orientadoras:
1. Conversão ecológica (dimensão espiritual)
Incentivar a transformação dos corações e motivar uma preocupação mais apaixonada pela nossa Casa Comum, consagrando o cuidado da criação como uma prioridade (Aprender, Orar, Juntar-se a uma comunidade).
- Resposta ao clamor da Terra
- Espiritualidade Ecológica
2 – Sustentabilidade plena (dimensão estilos de vida)
Ajudar a comunidade católica a dar o exemplo, encarnando o lema “menos é mais” e reduzindo a sua pegada a zero, em sintonia com a urgência da crise climática e ecológica.
- Educação Ecológica
- Economia Ecológica
- Adoção de estilos de vida sustentáveis
3 – Mobilização profética (dimensão política)
Mobilizar a Igreja para levantar uma voz profética pela justiça climática e ecológica, reivindicando políticas ousadas para cumprir a meta de 1,5° do Acordo de Paris e deter o colapso da biodiversidade.
- Respostas concretas ao clamor dos pobres
- Resiliência e empoderamento da comunidade

Fontes de Inspiração
- Evangelho de Jesus
- Documentos do Papa Francisco (nomeadamente, Laudato Si’, Fratelli Tutti, Laudate Deum)
- Rede Cuidar da Casa Comum | https://casacomum-pt
- Plataforma Laudato Si’ | https://plataformadeacaolaudatosi.org
- Movimento Laudato Si’ | https://laudatosimovement.org/pt
1 comentário em “Círculos “Laudato Si'””