Colaboradores

O Mensageiro de Santo António é fruto da colaboração de um grupo de pessoas que comungam o espírito da revista e se disponibilizam para dar corpo ao manifesto, com enorme dedicação e de forma totalmente gratuita. Ao longo dos anos, os colaboradores foram aumentando em número e qualidade. Naturalmente, as situações pessoais de cada um nem sempre permitem uma colaboração contínua; há, porém, um núcleo de colaboradores que  de forma assídua oferece uma base constante em ordem à orientação global da revista.

É graças à sua dedicação que a revista continua a merecer a atenção dos nossos leitores.

 

Colaborador Breve apresentação

Adelaide Miranda
Adelaide Miranda
Doutorada em Química pela Universidade do Porto, faz actualmente investigação no Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL – Braga).  
Casada com Rui Vasconcelos com quem partilha o gosto pelos livros, mãe de uma menina e de esperanças de um menino.   

Artigos publicados

Américo Pereira
Américo Pereira
Nasci em 23 de Novembro de 1963, em Lisboa. Casado com Maria Cristina Cancela da Fonseca de Araújo Branco Pinheira Pereira e pai de dois filhos, Cristina e Nuno. Cumpri o serviço militar.  
1990 – Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), classificação final geral de 16,13 valores.
1996 – Mestre em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, com a classificação de Summa cum Laude.
2006 – Doutor em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, classificação de Magna cum Laude.
Mais de uma centena de publicações científicas, incluindo doze livros, nas áreas da Ontologia, Ética, Pensamento Português, Epistemologia, Filosofia da Religião, Filosofia Antiga e Filosofia Política.
Leccionação nas mesmas áreas. Secretário da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, de 1992 a 1998.
Coordenador da Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, de 2103 a 2015.
Membro investigador e vogal da Direcção do CEFi, Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).   

Artigos publicados

Arlindo de Magalhães
Arlindo de Magalhães
Doutorado em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia de Salamanca, Professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa no Mestrado Integrado de Teologia (cadeiras de Teologia Pastoral e Teologia e História das Religiões, entre outras).  
Presbítero da Comunidade Cristã da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia – Diocese do Porto), os seus interesses, quer académicos quer pastorais, alargam-se até às temáticas da História da Espiritualidade, dos Cultos e dos Santos, à Literatura e à Poesia, à Música e ao Cinema; em suma, às linguagens pelas quais perpassa a perceção possível das “coisas de Deus” (Fé) nas “coisas dos homens” (História, Liturgia, Caridade).             

Artigos publicados

Armindo dos Santos Vaz
Armindo dos Santos Vaz
Professor Catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, desde 1978. Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com a tese: A visão das origens em Génesis 2,4b-3,24 (Fundamenta 14; Didaskalia; Lisboa 1996). Leccionou matérias sobre toda a Bíblia. Professor convidado no ITAC de S. José da Costa Rica, em Angola, no “Teresianum” de Roma, na Universidade de S. José em Macau. Esteve na Direcção da Faculdade de Teologia de 1983 a 1985 e de 1996 a 2002.Eleito Provincial da Província Carmelitana de Portugal, em 1984. Eleito Académico de Mérito da «Academia Portuguesa da História».   

Publicações:

  • Jesus, orante e mestre de oração (Espiritualidade 5; Ed. Carmelo; Oeiras 1987).
  • A arte de ler a Bíblia: Em louvor da «lectio divina». Com a leitura de Gn 1 (Fundação ‘Ajuda à Igreja que Sofre’ e Edições Carmelo; Lisboa – Marco de Canaveses 2008: 2ª edição).
  • Entender a Bíblia – Viver a Palavra: com o método da lectio divina (Edições Carmelo; Marco de Canaveses 2004: 2ª edição).
  • Em vez de «história de Adão e Eva»: O sentido último da vida projectado nas origens (Edições Carmelo; Marco de Canaveses 2011).
  • Palavra viva, Escritura poderosa: A Bíblia e as suas linguagens (Estudos teológicos 12; Universidade Católica Editora; Lisboa 2013): [Recensão de José Augusto RAMOS, em Didaskalia 44 (2014) 237-244].
  • A caminho em casal com Cristo (Equipas de Nossa Senhora; Fátima 2013).
  • Criação divina sem pecado humano (A Escritura e a Leitura 1; Paulinas; Prior Velho 2019).
  • Colaborador fixo do «Boletim de Espiritualidade», mensal, na Internet.     

Artigos publicados

Eduardo Duque
Eduardo Duque
Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999). É Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde integra o grupo de “Estudos Culturais”. As áreas de investigação e atuação têm incidido sobre 1) análise do impacto do desenvolvimento social nos valores contemporâneos, particularmente, nos valores religiosos; 2) análise do tempo social e temporalidades; 3) adequação de diferentes metodologias na análise das tendências socioculturais. A par da docência universitária, tem integrado vários projetos de investigação nacional e internacional e participado em diferentes estudos de avaliação, particularmente, no “Estudo sobre os efeitos da formação nos percursos profissionais dos jovens” (Fundação Bracara Augusta); “Empreendedorismo emigrante português” (com apoio da FCT); “Gestão de Conflitos e Sociabilidade de Jovens Universitários” (UMinho); “Avaliação dos Impactos Associados ao Evento ´Braga 2012: Capital Europeia da Juventude'” (CEJ) e “Projecto Coopera+” (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.) O seu último livro, em coautoria, intitula-se “A Inserção Profissional dos Jovens de Braga”. Foi editado em 2017, pela UCP-Braga e resultou de um estudo que coordenou para a Capital Europeia da Juventude. E o penúltimo, com 340 páginas, intitula-se «Mudanças Culturais, Mudanças Religiosas», editado em 2014, pelas Edições Húmus. Foi distinguido com o Prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid.   

Artigos publicados

Fabio Scarsato
Fabio Scarsato
Nascido em Brescia, frade menor conventual, apaixonado por São Francisco e pelo franciscanismo, que declina como estilo de vida pessoal e como testemunho.
Passou por experiências sociais de caridade com crianças e jovens em dificuldade, experiências paroquiais e no Santuário Trentino Val di Non (Sanzeno e S. Romedio), ensinando a espiritualidade franciscana, compartilhando exercícios e retiros espirituais, campos de oração, inclusive, inter-religiosos, experiências de eremitério e silêncio.
Atualmente, vive em S. Antonio di Noventa Padovana, e é diretor editorial do “Messaggero di S. Antonio”, “Messaggero dei Ragazzi”, “Edizioni Messaggero Padova” e criador do site “bibbiafrancescana.org”.   

Artigos publicados

Frei Fabrizio Bordin
Frei Fabrizio Bordin
Delegado Provincial dos Frades Menores Conventuais em Portugal.      

Artigos publicados

Francisco Gil
Francisco Gil
Sou casado com a Margarida e tenho dois filhos, o Pedro e a Sofia.  
Sou doutorado em Física e sou professor auxiliar na Universidade de Coimbra. Grande parte do meu trabalho de investigação é desenvolvida na área do Património Cultural, em várias colaborações interdisciplinares com outras Instituições e pessoas de áreas muito diversas da minha.
Sou diácono pela Diocese de Coimbra desde Junho de 2017 e exerço as minhas actividades na área pastoral, estando ligado de várias formas às Paróquias de Nª Srª de Lurdes (coordenação da catequese, conselho Pastoral e Centro Social) e de Sto Antº dos Olivais, e à Diocese através do Conselho Pastoral Arciprestal de Coimbra urbana, do SDEC (Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese), e à Pastoral do Ensino Superior (no IJP e na UC).   

Artigos publicados

Francisco Vaz
Francisco Vaz
Francisco Emílio Neves da Piedade Vaz  
É licenciado em Ciências Militares Navais pela Escola Naval e mestre em Estudos da Religião, Área de Ética Teológica, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Como investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, faz parte da linha de investigação “Os Fundamentos Ontológicos da Experiência Humana”.
Como investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolve um projecto de investigação para doutoramento, na área da História Marítima.   

Artigos publicados

Giuseppe Bertazzo
Giuseppe Bertazzo

 

Nasceu em 1944, na Itália, perto de Pádua.
Formou-se em teologia, foi para o Brasil em 1969, casou, formou-se em direito e tem mestrado em história.
Um casal de filhos, duas netas e um neto.

Artigos publicados

Idalino Simões
Idalino Simões
Padre da Diocese de Coimbra.
Nasceu em Tapeus, concelho de Soure, a 13 de março de 1939.
Foi ordenado presbítero, em 28 de Julho de 1963.
A atividade pastoral passou por uma experiência inicial de trabalho com estudantes e na pastoral universitária.
Foi pároco de São Martinho do Bispo de 1986 ate 2005 e pároco na Unidade pastoral de Conímbriga até 2019.   

Artigos publicados

Inês Bolinhas
Inês Bolinhas
Professora-Secretária da Direção da Faculdade de Ciências Humanas (desde 2016).  
Doutorou-se, em 2013, com a tese intitulada “O Possível e o Necessário na Ontologia de São Tomás de Aquino. Do Ente Contingente ao Ser Necessário”.
Investigadora do Centro de Estudos de Filosofia da UCP. Colabora com o Gabinete de Filosofia Medieval (IF-FLUP). É membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale e da Sociedad de Filosofía Medieval.   

Artigos publicados

Inês Espada Vieira
Inês Espada Vieira
Nasci em Lisboa, em 1975. Sou casada com o amor da minha vida, o Javier, e tenho três filhos: o Miguel, o Pedro e a Clara.  
Sou professora na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde me licenciei em 1998, em Estudos Portugueses. Fiz o mestrado em Literatura Comparada na Universidade Nova em 2004, e em 2010 doutorei-me em Estudos de Cultura na UCP, com uma tese sobre a memória da guerra civil de Espanha e do franquismo, em particular sobre o trabalho do intelectual e escritor espanhol Gonzalo Torrente Ballester.                                 
Antes de dar aulas na FCH, fui professora na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, e na Escola Secundária de Ourém. Sou também tradutora de espanhol.
Trabalhei na área da Cultura (gabinete do secretário de Estado Conde Rodrigues, fui coordenadora da presença de Portugal como país convidado na LIBER 2002, etc.) e desempenhei cargos de gestão académica (coordenadora da licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas e vogal da Direção da FCH, por exemplo).
Sou paroquiana de São Tomás de Aquino, em Lisboa. Dos projetos atuais, destaco com muito carinho o Clube de Leitura (podem espreitar aqui: http://clube-de-leitura-sta.webnode.pt/) e a coordenação da equipa de acolhimento de uma pequena família de refugiados sírios, que chegou às nossas vidas (para as enriquecer) em maio de 2017. E, claro, destaco também o privilégio que é colaborar com o Mensageiro de Santo António.   

Artigos publicados

Joana Cavalcanti
Joana Cavalcanti
Joana Cavalcanti é poeta que sonha cor de prata e traduz tudo em palavra. Transforma a noite em dia e o dia em noite, enquanto pelas tardes, intervalo de quem sonha, cria o mágico e o real. Joana inventa e re-inventa, renascendo em significados através do que é dito, escrito, sentido. Brasileira na certidão de nascimento, tem um coração que vive entre Recife, sua terra natal, e o seu Porto, em Portugal. Guarda na alma sol, sal e fado…

Mas, enquanto isto acontece, Joana é também escritora, editora da Casa de Tikun Olam, Doutora em Teoria da Literatura, professora, investigadora, conferencista. Lecionou na Universidade Federal de Pernambuco, na Faculdade Paula Frassinetti de Recife (Fafire), na ESEPF (Escola Superior de Educação do Porto), na Universidade Católica do Porto, na Faculdade Joaquim Nabuco, Coordenou o Programa de Jornal na Educação do Diario de Pernambuco, desenvolveu projetos sociais de leitura e formação de leitores no âmbito da UNESCO e tem atuado na formação de professores em Portugal, Brasil e África.

Recebeu vários prémios na área da Educação, do incentivo à Leitura e da Cultura.
Sua grande paixão é a Literatura e acredita que a leitura, no seu sentido mais amplo, tem o poder de resignificar as realidades. Para Joana, a palavra tem o poder curativo e transformador. É casa, mar, jardim e montanha. É vida. Desde criança sabia que escrever era o seu destino e o mundo, a sua Casa.

Artigos publicados

João Miguel Almeida
João Miguel Almeida
Doutorado em História com especialização em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (FCSH/NOVA) e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP.
Membro da Comissão Executiva da Cuidar da Casa Comum e vogal da Direção do Centro de Reflexão Cristã.
Casado e pai de um filho.     

Artigos publicados

Frei José Augusto Marques
Frei José Augusto Marques
Atualmente a viver na comunidade do Convento de S. Maximiliano Kolbe, em Lisboa, diretor da revista Mensageiro de Santo António.

Frei José Carlos Matias
Frei José Carlos Matias
Atualmente a viver na comunidade do Convento de São Francisco, em Viseu, responsável pela pastoral vocacional dos Frades Menores Conventuais, em Portugal.    

Artigos publicados

José Pedro Angélico
José Pedro Angélico

 

Realizei estudos superiores na Universidade Católica Portuguesa, na Pontifical University of Maynooth (Irlanda) e na Universidad Pontificia de Salamanca (Espanha).  
Licenciado em Teologia e em Teologia Dogmática, sou Doutor em Teologia pela Universidad Pontificia de Salamanca.Docente da Faculdade de Teologia do Porto [Universidad Católica Portuguesa] desde 2008 e Professor Auxiliar desde Março de 2016. Lecciono disciplinas no âmbito da antropologia teológica, teologia fundamental e história das religiões. Para os cursos de doutoramento, oriento uma unidade curricular sobre as teologias do século XX.
Sou casado e celebro a fé na Comunidade Cristã da Serra do Pilar.   

Artigos publicados

Juan Ambrosio
Juan Ambrosio
Docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa. É Mestre em Teologia Sistemática.  
Sonha com “uma Igreja profundamente apaixonada por Deus e pelo ser humano, à maneira de Jesus Cristo e, por isso, uma Igreja totalmente comprometida com a construção do reino de Deus e da história humana. Uma Igreja feliz por isso”.   

Artigos publicados

Luís Leal
Luís Leal
É membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto.  
É Assistente de Investigação no Centro de Estudos de História Religiosa – UCP, onde colabora na dinamização das suas atividades na região Porto e Norte, mormente ao serviço do Gabinete do CEHR (Centro de Estudos de História Religiosa).   

Artigos publicados

                                             

Luísa Gonçalves
Luísa Gonçalves

 

Gestora de Informação e Marketing na Brisa.

Participante do evento a Economia de Francisco e membro da rede Economia de Francisco Portugal.

Sócia da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.

Frei Manuel Pereira Gonçalves
Frei Manuel Pereira Gonçalves
Natural da Freixianda, diocese de Leiria, distrito de Santarém.
Fez o curso de Filosofia e Teologia nos Seminários dos Franciscanos da Portela (Leiria) e Teologia (Lisboa, Seminário da Luz).
Fez a licenciatura em História na Universidade Clássica de Lisboa e Mestrado em História Moderna na mesma Faculdade.
Foi missionário e capelão militar na Guiné Bissau. Tem publicado artigos sobre assuntos missionários e história local.
Actualmente, é pároco no Bairro do Padre Cruz e arquivista.   

Artigos publicados

Pe. Manuel Monteiro Mendes
Pe. Manuel Monteiro Mendes
Pároco de Esmoriz, concelho de Ovar.  
Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.   

Artigos publicados

Manuela Andrade
Manuela Andrade
Professora do 1º ciclo do ensino básico, mestre em Audiovisuais e Multimédia.  
Casada, com três filhos e três netos.                                  Especialista em Tecnologias da Informação na Educação.
Apoio ao assinante da revista “Mensageiro de Santo António”.
Manuela Silva
Manuela Silva (1932-2019)

 

Nasceu em Cascais, em 1932.
Professora catedrática convidada do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, com doutoramento honoris causa pela mesma Universidade.
Foi presidente da Pax Romana – Movimento dos Intelectuais católicos, em 1983-87.
Exerceu funções de presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, em 2006-08.
Foi fundadora e presidente vitalícia da Fundação Betânia.
Foi coordenadora do “Grupo Economia e Sociedade” (GES) e co-autora dos blogues A areia dos dias e Ouvido do Vento.
Coordenou a rede Cuidar da Casa Comum. A Igreja ao serviço da ecologia integral.
Tem várias obras publicadas no domínio da economia, da sociedade e da espiritualidade cristã.   

Artigos publicados

Maria José Pereira Melo Antunes
Maria José Pereira Melo Antunes
Maria José Pereira Melo Antunes é licenciada em finança (MBA, University of California, Berkeley) e ciências ambientais (MS, Imperial College, Londres).  Após uma careira executiva multinational (França, Canada e Brasil), entrou na banca e foi Managing Director de Brown Brothers Harriman & Co. na Wall Street, New York, e em Hong Kong, trabalhando na área de investimentos com clientes institucionais e privados.  A sua interesse no investimento sustentável é de longa data.  A grande crise financeira provocou-lhe a aprofundar uma reflexão sobre os caminhos que conduziram à atual realidade económica e financeira e a procurar uma alternativa mais humana ao modelo dominante.  Publicou em Abril 2015 o livro, A Banker Reflects on Money, Love and Virtue.   

Artigos publicados

Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Maria Luísa Ribeiro Ferreira
Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde leccionou Filosofia Moderna, Didáctica da Filosofia, Filosofia da Natureza e do Ambiente, Filosofia do Espaço Público, Filosofia de Género.
Publicou inúmeros artigos de filosofia em revistas de especialidade e em colectâneas de textos. Tem  trinta livros publicados quer individualmente quer como coordenadora, nas áreas de Didáctica da Filosofia, Filosofia de Género, Filosofia da Natureza e do Ambiente, Filosofia Moderna (nomeadamente sobre Espinosa).
No âmbito do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa coordenou projectos sobre Ensino/Aprendizagem da Filosofia, Filosofia Moderna e As Mulheres na Filosofia.Pertence à Direcção   da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, ao Conselho Científico da Sociedade de Ética Ambiental e à Comissão Executiva da Rede Cuidar da Casa Comum.   

É investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do CHAM, membro do GT Benedictus de Spinoza, da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; do Seminário Spinoza, Espanha; da Association des Amis de Spinoza, França;  da Accion Integrada Hispaña-Portugal , Leibniz.

Artigos publicados

Pe. Nuno Santos
Pe. Nuno Santos
Sou padre da diocese de Coimbra.  
Tenho 2 irmãos e uma irmã, sou natural de uma aldeia do concelho de Pombal chamada Reis.
Gosto muito de escrever e de ler. Gosto essencialmente de viver e de partilhar esse dom com as pessoas que Deus me vai confiando.
O maior desafio na vida é unir – no que faço e digo – o divino ao humano e o humano ao divino.Sinto que no fundo somos peregrinos da eternidade e cada passo há de ser uma des-coberta da presença de Deus em nós.   

Artigos publicados

Pedro Teotónio Pereira
Pedro Teotónio Pereira
Coordenador do Museu de Lisboa – Santo António na Câmara Municipal de Lisboa   

Artigos publicados

        

Rita Veiga
Rita Veiga
Nascida em Lisboa em 1953. Licenciada em Filologia Germânica na Univ. Clássica de Lisboa, em 1975; professora de Português e de Inglês no ensino particular, 1976-1982, redatora na Editorial Verbo, 1982-1989; jornalista e copy-desk no jornal Público, 1989-2000; assessora da direcção, responsável pela comunicação e relações internacionais, coordenadora dos voluntários, na ongd Oikos, Cooperação e Desenvolvimento, 2000-2005; tradutora, editora e gestora da empresa unipessoal Dito e Certo, tradução e edição de texto, 2006-2012; a mesma actividade como trabalhadora independente, a partir de 2012. Membro da rede Cuidar da Casa Comum – a Igreja ao serviço da ecologia integral, em representação da Fundação Betânia, integra (2019) a comissão executiva da coordenação da Rede.   

Artigos publicados

Rui Vasconcelos
Rui Vasconcelos
Formado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, com mestrado em Teologia Fundamental no Instituto Teológico Compostelano.  
A realizar o doutoramento em Teologia, trabalha atualmente como administrativo no Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (Braga).
É autor do site www.fundamentos.pt.   

Artigos publicados

Secundino Correia
Secundino Correia
Professor do 1º ciclo do ensino básico, licenciado em Filosofia, mestre em Engenharia Informática.  
Casado, com três filhos e três netos, alguns chamam-me Frei Secundino, outros apenas Dino.
Especialista em Tecnologias da Informação na Educação, nomeadamente em Educação Epecial.
Autor e co-autor de várias aplicações educacionais para computador, tablet e telemóvel.
Editor da revista “Mensageiro de Santo António”, desde 2011.   

Artigos publicados

Frei Severino Centomo
Frei Severino Centomo
Franciscano de raiz, porque nasceu e foi batizado numa comunidade cristã marcada pela presença dos filhos de Francisco de Assis, sempre gostou de cantar as maravilhas da criação e de viver a liberdade dos filhos de Deus, na alegria da fraternidade e na simplicidade de vida.  
Fez a sua profissão religiosa num local ermo e solitário. Foi ordenado sacerdote numa igreja construída sobre o lugar dos primeiros mártires de Roma. O seu desejo da missão o levou para as margens dos rios Mondego e Tejo, e para a Beira Alta.
A alegria do Evangelho fez com que a sua missão se alargasse aos meios de comunicação, nomeadamente a imprensa. Não é um técnico, nem um jornalista, mas gosta de confecionar um bom prato que dê sabor e esperança à vida.
Confia na compreensão e na bondade dos outros.   

Artigos publicados

Teresa Paiva Couceiro
Teresa Paiva Couceiro
Nasci em santo Amaro de Oeiras, em outubro de 1969, sou licenciada em Relações Internacionais e gosto de pessoas. Na minha paróquia de Oeiras entrei, aos 6 anos, para as Guias de Portugal e com 16 anos comecei a participar no Movimento Shalom. Atualmente, pertenço às Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), há 25 anos e tenho uma Comunidade de Vida Cristã (CVX), há 8 anos. Sou também membro do Grupo Dar a Mão, visitadores da Cadeia de Tires e faço parte da Refood Alvalade, desde o seu nascimento.  E torço pelo Benfica. Mas, acima de tudo, sou tia de 6 sobrinhos fantásticos e 3 afilhados generosos e animados.
Na Universidade Lusíada, onde tirei o curso, fiz parte do grupo que começou a ASUL – Ação Social da Universidade Lusíada, com quem tive as primeiras experiências de voluntariado missionário, em Cabo Verde. Depois de terminar a Universidade fui para Moçambique como voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento, onde vivi 4 anos em Cuamba, no Niassa. Foi um tempo de Graça e de descoberta que me orientou para o que faço desde então, ser Diretora da Fundação Gonçalo da Silveira, uma ONGD dos Jesuítas que procura um mundo mais justo e humano, onde todos vivam dignamente em liberdade e equidade, em harmonia e respeito pela natureza. Aqui desenvolvemos projetos na área da Cidadania Global, Desenvolvimento, Ecologia Integral e Direito à Educação de Qualidade. Pontualmente, colaboramos também em iniciativas de Emergência Humanitária através das nossas redes internacionais.
Sou membro da Comissão de Apostolado Social da Companhia de Jesus, da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD e da Rede Cuidar da Casa Comum.   

Artigos publicados

Frei Valentim Strappazzon
Frei Valentim Strappazzon
Frei Valentim Strappazzon (2 março 1925 – 25 maio 2022)

Franciscano Conventual, nascido em 1925, residente em Itália – Pádua, desde 2009.
Vinte anos de ministério paroquial em França (Narbonne e Bordéus), de 1951 a 1971.
Fundador e diretor da edição francesa do Messager de saint Antoine, Padova – Paris, de 1965 a 2009.Licenciado em letras modernas e mestre em lexicologia pela Universidade de Paris III, Sorbonne, autor da versão francesa, Index analítica, bestiário e léxico dos Sermões de Santo António (Éditions du Cerf, Paris).  

Foi colaborador da revista Il Santo (Centro de Estudos Antonianos de Pádua) e acompanha alunos não italianos no Instituto de Santo António Doutor da Igreja, em Pádua.

Deo gratias!

Artigos publicados

Related Images:

%d bloggers like this: