Dia Mundial da Paz
O Papa Francisco propõe ao mundo três caminhos a percorrer “para a construção de uma paz duradoura”. Em primeiro lugar, “o diálogo entre as gerações, como base para a realização de projetos compartilhados”. Em segundo lugar, “a educação, como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento”. Finalmente, “trabalhar para a plena realização da dignidade humana”. Três “elementos essenciais” para “dar vida a um pacto social”, sem o qual “todo projeto de paz acaba por ser inconsistente”.
“Aos governantes e a quantos têm responsabilidades políticas e sociais, aos pastores e aos animadores das comunidades eclesiais, bem como a todos os homens e mulheres de boa vontade, faço apelo para caminharmos, juntos, por estas três estradas: o diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho. Com coragem e criatividade. Oxalá sejam cada vez mais numerosas as pessoas que, sem ruído, com humildade e tenacidade, se tornam dia a dia artesãs de paz. E que sempre as preceda e acompanhe a bênção do Deus da paz!”
Da Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial da Paz
Texto integral
MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO 55º DIA MUNDIAL DA PAZ
Foto da capa: O Papa Francisco em Mosul, Iraque, solta uma pomba branca, numa praça perto das ruinas da Igreja Católica Siríaca da Imaculada Conceição. 7 MAR 2021, EPA/VATICAN MEDIA.