Cerca de 300 jovens dos 5 continentes, de várias religiões e também ateus, participam de 19 a 24 de março, na reunião pré-sinodal convocada pelo Papa Francisco.
O encontro pré-sinodal tem como lema We talk together (Caminhamos juntos) e antecipa o Sínodo dos Bispos, que se vai realizar entre 3 e 29 de outubro, sob o lema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
Quem não pôde vir a Roma pôde participar on line nos seus grupos linguísticos (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão), que foram moderados por outros jovens.
O Papa Francisco abriu o encontro pré-sinodal em Roma com uma provocação: “Muitas vezes falamos sobre os jovens sem perguntar o que pensam”, afirmou. Há uns, disse o Papa, que tendem a “idolatrar” os jovens e outros que preferem manter os jovens “a uma distância segura”, em vez de permitir que sejam eles os protagonistas do seu próprio futuro.
Arriscando e ousando
O Papa Francisco lembrou aos jovens que é preciso “descortinar novos caminhos, mesmo que envolvam riscos”. “Devemos arriscar”, disse ele, “porque o amor sabe como arriscar. Sem arriscar, um jovem envelhece e a Igreja também envelhece. É por isso que precisamos de vós, jovens, pedras vivas de uma Igreja com um rosto jovem “.
“Falem com coragem, digam o que gostariam de dizer. Se alguém se sentir ofendido, peçam perdão e continuem…” Foi a exortação do Papa Francisco dirigida aos jovens, no início do seu discurso depois da saudação do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.
De Portugal participam três jovens.

Tomás Virtuoso, em representação do Secretariado Internacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora, considera um “grande privilégio” a Igreja “ouvir os jovens” e que o Papa os tenha “no centro das preocupações”.
“Espero que possamos sair com novas formas de chegar às pessoas, saber olhar para o mundo com grande carinho, grande vontade de perceber como é que hoje se transforma e não ter esta visão de nós e o mundo separados”, revelou em declarações à Agência ECCLESIA.

Rui Teixeira foi nomeado representante pela Conferência Internacional Católica do Escutismo e leva para a reunião pré-sinodal convocada pelo Papa Francisco as preocupações e a voz de todos os escuteiros.
Segundo o jovem médico e professor universitário, de 30 anos, o tema do sínodo é deveras relevante, porque procura saber como cada um “olha para si mesmo, como é que olha para a sua fé”, que muitas vezes foi herdada e pode estar “desanimada, adormecida”.
Dirigente há cinco anos, Rui Teixeira fez o seu percurso escutista na Diocese de Setúbal e acompanha grupos paroquiais.
Por último Joana Serôdio é a delegada da Conferência Episcopal Portuguesa e foi indicada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ.

Joana Serôdio considera que “já há muita recetividade” para as opiniões dos jovens e destaca que a atual equipa do DNPJ, da qual faz parte, “tem esse objetivo de ouvir” os secretariados diocesanos do setor, que “são a voz dos jovens”.
Natural de Coimbra, assinala que em cada diocese “há uma variedade muito grande de vivências e formas de estar”.
Ao Papa Francisco e aos 315 participantes de todo o mundo leva o que “de mais positivo” se faz na Pastoral Juvenil em Portugal.
“Espero que as diferenças que vou encontrar nos outros países ajudem depois aqui a termos ferramentas para trabalharmos nestas formas diferentes de chegarmos aos jovens, não os deixarmos fugir para outras solicitações que vão existindo, formas diferentes de os formar, de os acompanhar”, desenvolve.
A delegada portuguesa tem 30 anos, um mestrado em Bioquímica, e está atualmente a trabalhar em investigação no Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, em Beja.
Referências:
http://www.agencia.ecclesia.pt/
http://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-03/papa-francisco-sinodo-jovens-reuniao-pre-sinodal.html
Foto em destaque:
O Papa Francisco cumprimenta a jovem Bendice Okoedion, que foi vítima de tráfico de seres humanos. Reunião pré-sinodal com jovens no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma, Itália, 19 de março de 2018. EPA / FABIO FRUSTACI
You must be logged in to post a comment.