Testemunho – Externato Marista de Lisboa

Marisa Temporão
Professora apaixonada de Biologia e Geologia há 20 anos, atualmente a exercer também a função de Coordenadora de Pastoral do Externato Marista de Lisboa.
Cuidar da Casa Comum foi um desafio lançado pelo Papa Francisco que a Província Marista Compostela acolheu de braços abertos, sendo, inclusivamente, uma linha orientadora do Plano Estratégico: Despertar e desenvolver a nossa consciência ecossocial, numa perspetiva inclusiva e cristã num quadro institucional da Província Compostela, que promove a solidariedade, o consumo responsável e a sustentabilidade.
Neste âmbito, foi desenvolvida uma Horta no Ensino Pré-Escolar, onde são dinamizadas várias atividades com os alunos, incluindo momentos de interioridade a tratarem e cuidarem da própria horta. Desta forma ativa, promovemos nos alunos um cuidado com a natureza, aprendendo a respeitar os ciclos naturais, de forma fluida e como parte do seu dia-a-dia, que acreditamos serem as raízes para uma atitude responsável e de cuidado do nosso planeta e de toda a criação.
Sobre este assunto, fomos conversar com alunos dos 5 anos. Quando lhes perguntámos “O que é que tu sentes quando vais à horta? O que é que gostas mais?”, o sentimento predominante, sem qualquer hesitação, entre muito entusiasmo e gargalhadas, foi a felicidade e a alegria, porque cuidar da horta é muito divertido. O João B. salientou que adorava “brincar com as pás” na terra, fazendo os buracos, o João P. referiu que gostava muito “de plantar coisas na horta”, enquanto a Aurora e a Sofia preferem “regar as plantas”. Já o Zé diz que gosta muito “das alfaces e de as colocar na terra”… pode ser que também seja uma ajuda para gostar de as incluir nas refeições! Para a Constança a horta é uma grande brincadeira, onde pode mexer em muitas coisas.
Todos os alunos acham que é importante proteger a natureza (e a sua horta), porque não querem que os animais, nem as plantas morram. A Sofia, com muita sabedoria para a sua idade, diz ainda que se não cuidarmos da natureza, podemos ficar todos doentes, intuindo já a ligação entre todos os seres vivos.
A pergunta seguinte “Como é que tu e a tua família podem ajudar o ambiente?” foi um pouco mais difícil, mas os nossos pequenos horticultores também já têm algumas ideias sobre o assunto.
A Aurora achou que era importante mandar o lixo para os sítios certos, enquanto o Zé, mais informado, afirmou que os pais separam o lixo em sacos diferentes, para colocar nos ecopontos. A Sofia afirmou que devemos ajudar todos os bichinhos, dando-lhes de comer.
O João B. referiu que uma forma de ajudar é andar na rua confortável e, claro que concordamos todos, que gostar de passear em parques e outros espaços naturais, contemplando a natureza é uma forma de valorizar este mundo belíssimo com que Deus nos presenteou.
“O Projeto da Horta é um instrumento muito importante para a educação dos nossos pequeninos”, diz a educadora Mafalda. Pretende-se promover o respeito por aquilo que é de todos, a nossa Casa comum, onde vivemos em harmonia com a Natureza e plantamos a semente de um estilo de vida ecologista.
Com o dia a dia da horta damos a conhecer os nossos irmãos (Sol, Terra, Água, Lua e Vento), como diz S. Francisco, descobrimos os seus ritmos e aprendemos a agradecer o que colhemos e cuidamos.
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