Meeting internacional em Assis

A proposta do Meeting Internacional “Giovani Verso Assisi” quer oferecer a todos os jovens do mundo a oportunidade de descobrir onde encontrar a perfeita alegria, o sumo bem para a humanidade.

Este ano foi 8º Meeting e decorreu de 12 a 19 de agosto, oferecendo a todos os jovens do mundo a possibilidade de conhecer e aprofundar a experiência humana e espiritual de São Francisco e Clara de Assis, percorrendo os lugares, os gestos e os símbolos, que inspiraram os santos da cidade Seráfica.

Num mundo e numa Igreja que, por vezes, apresenta Deus como um teísmo terapêutico, uma afirmação nebulosa da qual se pode derivar uma vida eticamente boa, um estar bem consigo próprio e o outro, a proposta é criar oportunidades para um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, cujo Evangelho dá plenitude à vida.

Esta, pois, é a proposta do Meeting: uma experiência de fé para descobrir a beleza da santidade.

Apresentamos, de seguida, o testemunho de uma jovem.

Testemunho da Ana Rita B. Rodrigues

Dia 7 de Agosto saímos do conforto das nossas casas, deixámos as nossas famílias e fomos viver a experiência de uma vida: o Meeting Internacional de Jovens Franciscanos.

Após a primeira noite de viagem, chegámos a Barcelona, a cidade espanhola que se reinventa a cada rua. Tivemos a oportunidade de visitar alguns dos pontos históricos e culturais, tais como a Sagrada Família, a Praça da Catalunha e o Arco do Triunfo.

Outra noite se passava e acabaríamos por chegar a Pádua, onde pernoitámos por alguns dias. Durante esse período, além de começar a estabelecer novas amizades, pudemos conhecer a cidade, visitar a Basílica de Santo António e provar os primeiros gelados italianos. Além disso, foi daqui que fomos (de comboio) até à “cidade flutuante”, Veneza.

Posteriormente, partimos até Assis onde decorreria o encontro. Neste período, fomos colocados à prova: dividir o espaço com pessoas tão diferentes, partilhar com elas o nosso dia-a-dia e lidar com as limitações de cada um. Mas, mesmo com estas adversidades, existiu espírito de grupo e apoio entre todos, o que nos levou a conseguirmos superar tudo.

A espiritualidade foi o que mais marcou este Meeting, por ser tão diferente daquilo a que estamos habituados. Por muito que nos custasse acordar cedo para estar na oração da manhã ou que preferíssemos estar a passear pela cidade em vez de estar na Eucaristia, tudo deixou uma semente em nós. Esta, mais tarde ou mais cedo, irá dar bons frutos.

Destaco, particularmente, uma oração da noite em que todos chorámos sem sabermos o porquê. As palavras, mesmo que num outro qualquer idioma, o ambiente, a envolvência do local, o estarmos em comunhão com Deus… tudo! Foi tudo tão diferente que nos marcou de forma intensa e inexplicável. No fim, vivenciámos a alegria d’Ele e, em uníssono, cantámos e dançámos. Ajudou-nos a perceber que viver com (e em) Deus é ter uma vida alegre!

Acabado o acampamento, fomos em direção à cidade eterna: Roma. Além de termos a oportunidade de conhecer os pontos emblemáticos e de evangelizar na rua, comunicando com pessoas locais, turistas e outros Portuguese, em viagem, o momento mais memorável foi a ida à Praça de S. Pedro, no Vaticano. Lá ouvimos o Papa Francisco que nos pediu que rezássemos pelo nosso próximo.

Findo o Meeting, era hora da viagem de regresso a Portugal, não sem antes parar em Lourdes para agradecer.

Meeting Internacional de Assis, 2018
Meeting Internacional de Assis, 2018

Agradecer a experiência, o crescimento interior, a experiência de viver em comunidade e as novas amizades. Agradecer a Deus a sua presença constante e a ajuda para superar todos os obstáculos do caminho. Agradecer-lhe sermos jovens capazes de reconhecer a nossa pequenez que, com Ele, se faz enorme e é capaz de grandes feitos. Agradecer o deixarmos a nossa “vidinha pequenina” e, na Sua presença, caminharmos para a Vida.

Se me pedissem para resumir estas duas semanas numa só palavra seria exatamente essa: Gratidão. É mesmo importante reconhecermos as graças que Deus coloca na nossa vida e agradecer por termos sido os escolhidos.

Um obrigada, também, às pessoas que, de uma ou outra forma, contribuíram para que esta experiência fosse possível.

Related Images:

%d