A leitura de obras de formação bíblica e teológica dedicadas à vida e ao mistério de Cristo pode conduzir a um conhecimento alargado de elementos históricos e doutrinais, sem que tal signifique um mergulho vivencial nesse mistério. No fundo, Cristo continuará a ser compreendido, implicitamente, como alguém que se situa fora de nós mesmos, quando, afinal, é no seu mistério que a vida de cada crente se tece.
É nesta linha que o jesuíta catalão Javier Melloni, especialista em estudos de mística e diálogo inter-religioso, reflete. Nesta obra, a vida de Jesus é lida em quatro andamentos – horizonte, caminho, esvaziamento e gestação – num total de 25 breves meditações suscitadas por uma passagem dos Evangelhos, sob o signo do conhecimento do amor de Cristo que supera todo o conhecimento, como preconiza Paulo em Ef 3, 19. O autor lê os vários episódios evangélicos sem temer a cumplicidade própria de uma relação amorosa, que constitui, afinal, o cerne de uma experiência de fé. Não se trata de um conhecimento neutro ou abstrato, próprio de fórmulas dogmáticas ou relatos jornalísticos, mas de um conhecimento que produz uma aproximação, transformante, dos sentimentos e anseios do coração de quem lê, como bem ensina a pedagogia jesuíta. Para se ler devagar, com o Novo Testamento na outra mão, como deve ser qualquer livro espiritual.
Interior não significa alheia ao mundo, mas re-velação do que o mundo alberga. Brota de dentro das coisas e das pessoas, não como um esforço, mas como o desenvolvimento de uma semente (Lc 13, 19), como a germinação de um núcleo oculto mas sempre presente em tudo. Viemos à vida para acolher o dar-se de Deus e para nos convertermos em matrizes do seu apresentar-se no mundo
Título: O Cristo Interior
Autor: Javier Melloni
Edição: Apostolado da Oração
Páginas: 136