Em 2019, celebrou-se o oitavo centenário do encontro no Egito de São Francisco com o Sultão al-Malek al-Kamil. Por ocasião deste aniversário realizaram-se vários eventos e o próprio Papa Francisco deslocou-se a dois países de maioria islâmica, nomeadamente aos Emirados Árabes Unidos e a Marrocos.
Na sequência da crescente confiança criada através destes encontros e por ocasião do oitavo centenário do martírio dos cinco frades menores no ano de 1220 pelo Miramolino em Marrakesh, realizou-se, no domingo, 6 de dezembro de 2020, um congresso inter-religioso em Terni, a terra destes protomártires franciscanos.
Na primeira parte, procurou-se contextualizar e compreender por meio de um julgamento descritivo o que aconteceu em 1220. O Imã Nader Akkad, professor da Universidade Islâmica de al-Azhar, falou a seguir sobre a cultura do encontro, percorrendo o caminho desde São Francisco e o Sultão, até à “Fratelli Tutti” do Papa Francisco. Por sua vez, Monsenhor Giuseppe Piemontese, Bispo de Terni, apresentou sua comunicação intitulada Os protomártires franciscanos: atualização de uma mensagem.
Além do conteúdo da conferência, foi importante ter enfrentado juntos uma página da história franciscana e da história cristã, que segundo a mentalidade de hoje é mais do que embaraçosa, tanto que de certo modo é ostracizada e escondida pelos próprios franciscanos.
Mas se todos queremos viver realmente como irmãos, “Fratelli Tutti”, é importante realizar – não só com os muçulmanos, mas também entre religiões diferentes – um trabalho discreto, mas eficaz de purificação da memória, enfrentando juntos factos e palavras que podem dificultar uma coexistência pacífica.
Na verdade, não podemos mudar a história, mas podemos fazer novas leituras e novos enquadramentos, graças a um julgamento descritivo prévio que busca entender o ocorrido e só depois fazer uma avaliação atual. E foi isso, proporcionando ainda uma metodologia de estudo, o que o Imã e o Bispo fizeram na mencionada conferência de estudos sobre os protomártires franciscanos.
Tradução a partir de: