Círculos Laudato si’

No dia 19 de novembro de 2023, Dia Mundial dos Pobres, um grupo de cerca 40 pessoas reuniu-se na Igreja de Santo António dos Olivais, para responder ao apelo do Papa Francisco com a encíclica Laudato Si’ (24 de maio de 2015), agora reforçado com a exortação apostólica Laudate Deum (4 de outubro de 2023), nas vésperas da COP28, no Dubai (30 de novembro a 12 de dezembro de 2023), onde Francisco vai marcar presença nos dias 2 e 3 de dezembro de 2023.

Após uma breve introdução feito pelo pároco Frei Fabrizio e pelo casal Miguel e Marta Panão, seguiu-se a visualização do filme/documentário “The Letter/A Carta“. Depois de um breve intervalo para lanchar e trocar impressões dividimo-nos em grupos para escutar, partilhar e passar à ação.

Continuamos deste modo a lançar os alicerces para a criação na nossa comunidade de um Círculo Laudato Si’. Esta é uma iniciativa da Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais, em Coimbra, lançada não só aos paroquianos, mas a todos os que se preocupam com a nossa Casa Comum, a mãe Terra.

Para mais informações

Envie a sua mensagem para laudatosi@santoantonioolivais.pt ou inscreva-se na lista Pica-Pau | Laudato Si’.

Passará também a receber a Folha Semanal Pica-Pau.
Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

Reveja a notícia do lançamento desta iniciativa.

“São necessários os talentos e o envolvimento de todos” (Laudato Si’ 14)

O que são os Círculos Laudato Si’?

Os Círculos Laudati Si’ ou Focos de conversão ecológica são pequenos grupos constituídos para responder aos apelos do papa Francisco na encíclica Laudato si’, designadamente para fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade.

Têm por missão escutar o grito da nossa Casa Comum “contra o mal que lhe provocamos”, identificar, na vida quotidiana, “o uso irresponsável” dos bens da Terra, criar no seio das respetivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais como nas opções e práticas das comunidades.

Propõem-se:

  • Realizar sessões de divulgação da encíclica Laudato si’, Laudate Deum, Fratelli Tutti;
  • Sensibilizar a comunidade acerca das questões ecológicas, nomeadamente a poluição ambiental, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as desigualdades e a exclusão social;
  • Promover espaços de partilha, reflexão, oração e ação profética na comunidade.

Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa. (Laudato si’, 217)

Linhas de Orientação

1. Conversão ecológica (dimensão espiritual)

Incentivar a transformação dos corações e motivar uma preocupação mais apaixonada pela nossa Casa Comum, consagrando o cuidado da criação como uma prioridade (Aprender, Orar, Juntar-se a uma comunidade).

  • Resposta ao clamor da Terra
  • Espiritualidade Ecológica

2 – Sustentabilidade plena (dimensão estilos de vida)

Adotar estilos de vida sóbrios e sustentáveis individualmente, em família e como comunidade, encarnando o lema “menos é mais” e reduzindo a pegada ecológica, em sintonia com a urgência da crise climática e ecológica.

  • Educação Ecológica
  • Economia Ecológica
  • Adoção de estilos de vida sustentáveis

3 – Mobilização profética (dimensão cívica)

Mobilizar para levantar uma voz profética pela justiça climática e ecológica, reivindicando políticas ambiciosas e ajustadas para cumprir a meta de 1,5° Celsius do Acordo de Paris e deter o colapso da biodiversidade.

  • Resposta ao clamor dos pobres
  • Resiliência e empoderamento da comunidade

Fontes de Inspiração

Tempos Fortes

  • Semana Laudato Si’ (finais de Maio)
  • Tempo da Criação (1 de setembro a 4 de outubro)
  • Dia Mundial dos Pobres (Domingo antes de Cristo-Rei)

O que nos move?

Já passaram oito anos desde a publicação da carta encíclica Laudato si’(…). Mas, com o passar do tempo, dou-me conta de que não estamos a reagir de modo satisfatório, pois este mundo que nos acolhe, está a arruinar-se e talvez a aproximar-se de um ponto de ruptura.

Laudate Deum, 2

Se temos confiança na capacidade do ser humano transcender os seus pequenos interesses e pensar em grande, não podemos renunciar ao sonho de que a COP28 leve a uma decidida aceleração da transição energética.

Laudate Deum, 54

Para mais informações

Envie a sua mensagem para laudatosi@santoantonioolivais.pt ou inscreva-se na lista Pica-Pau | Laudato Si’.

Passará também a receber a Folha Semanal Pica-Pau.
Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

Related Images:

Discover more from Santo António, de Coimbra para o mundo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading