Subordinadas ao tema “Património e Educação”, a edição 2020 destas jornadas tem como objetivo “sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património”.
Para tal, a organização, a cargo da Direção-Geral do Património Cultural, que contará com a colaboração de variadíssimas entidades de todo o país (Municípios, Centros de Investigação Universitários, Museus, Dioceses, Associações Culturais, etc…), propõe realçar a “riqueza e complexidade desta relação” que a todos se nos faz patente nas múltiplas linguagens em que esta se revela: “na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros”.
São, por isso, muitas e variadas as iniciativas propostas e à nossa disposição entre os dias 25, 26 e 27 de setembro: “visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos; exposições; palestras ou ateliers” (todas elas organizadas com as devidas condições de segurança que a situação atual impõe), mas também “visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser fruídas online”.
O programa (em permanente atualização, pois as entidades ainda podem submeter as suas propostas) está disponível em: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2020/digital/ e podes pesquisar por área geográfica ou tipo de atividade.
Por isso, já sabes: se queres ficar a conhecer (um pouco melhor) o nosso património, lig@-te às Jornadas Europeias do Património 2020!