Sermão de Santo António aos peixes

Com o início de um novo ano vêm também as evocações de acontecimentos históricos cujas datas especiais permitem ser celebradas em 2023.

E o ano de 2023 marca os 800 anos do primeiro presépio, criado por São Francisco de Assis numa gruta da cidade de Greccio em Itália, para que as pessoas pudessem compreender a importância do nascimento de Jesus.

Mas 2023 é também o ano para evocar o início da vida pública de Santo António como pregador da ordem franciscana. Se em 2022 evocámos os 800 anos do episódio do sermão de frei António em Forli, onde revelou toda a sua eloquência e enorme conhecimento das Escrituras e que permitiu iniciar a sua vida apostólica, em 2023 evocamos os 800 anos da sua passagem por Rimini, que será perpetuado logo nas primeiras biografias de Santo António pelo famoso milagre do sermão aos peixes.

Durante este seu peregrinar […] aconteceu que ele se dirigiu, por inspiração divina, à cidade de Rímini. Aqui, tendo visto muito gente levada pelo erro da heresia, convocada de imediato toda a população da cidade, começou a pregar com fervor de espírito; e aquele que não conhecia a argúcia dos filósofos, refutou do modo mais brilhante do que o sol os retorcidos dogmas dos hereges. Assim, enraizou de tal modo a palavra da virtude e a salutar doutrina nos corações dos ouvintes, que, eliminada a impureza do erro, grande multidão de crentes aderiu fielmente ao Senhor. Dentre estes converteu o Senhor ao caminho da verdade pelo seu servo António o heresiarca Bononillo, desorientado pelo erro da infidelidade há trinta anos. Este, havendo recebido a penitência, obedeceu devotadamente e até ao fim às recomendações da Santa Igreja Romana.

Vita Prima ou Assidua, 1981, cap. VIII, referido por Henrique Pinto Rema, Coletânea de Estudos Antonianos, 2019, pág. 413.

Será também no final de 1123 ou inicio de 1124 que São Francisco muda de atitude perante a necessidade de instruir os frades menores e escreve um bilhete autorizando frei António, a quem chama de “meu bispo”, a ensinar teologia aos frades, desde que tal não interfira no espírito de oração e devoção.

2023 é assim o ano para celebrar que foi há 800 anos que Santo António se tornou o primeiro professor da Ordem Franciscana, que o levou nos anos seguintes a um intenso magistério no norte de Itália e sul de França.

Foto da capa: Milagre do Sermão de Santo António aos peixes. Painel de azulejos, Séc. XVII. Museu de Lisboa – Santo António, MC.AZU.000

Related Images:

Discover more from Santo António, de Coimbra para o mundo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading