Uma igreja de pedras vivas… que caminham

A comunidade paroquial de Santo António dos Olivais vive um espírito marcadamente missionário.
Isto é devido, em primeiro lugar, à fidelidade ao Evangelho de Cristo que envia os seus discípulos a todo o mundo.

Em segundo lugar, porque o coração da paróquia esteve e está assinalado pelo carisma dos franciscanos, que é missionário, a exemplo de Santo António.

Em terceiro lugar, porque a comunidade paroquial realçou sempre a dimensão plural e universal da Igreja: acolhendo os várias carismas próprios de uma comunidade cristã e indo ao encontro de outras comunidades, através da animação missionária, do ecumenismo e do diálogo entre as religiões. Recordamos, a este propósito, o acolhimento de uma família síria de refugiados, que continua a desenvolver-se com êxito por ambos as partes.

Todo este espírito é alimentado por pessoas que passam por esta comunidade e deixam uma semente que dá fruto. No dia 17 de setembro a comunidade de Santo António dos Olivais deu as boas vindas ao frei Pedro Perdigão, que vai integrar a comunidade dos freis. Ele é natural de Coimbra e cresceu na nossa paróquia: é um “fruto” saboroso deste espírito missionário. Ao mesmo tempo despediu-se do Frei José Carlos, que após quatro anos de apostolado fecundo, é agora chamado a trabalhar na comunidade de Viseu.

Na mesma ocasião a comunidade agradeceu às Irmãs Maria e Rita, Missionárias Servidoras do Evangelho da Misericórdia, que por largos anos mantiveram uma preciosa colaboração com a nossa comunidade, sobretudo no âmbito da animação juvenil e da catequese universitária. No âmbito da catequese e da pastoral juvenil e vocacional, também a Irmã Goretti, Doroteia, se despediu desta comunidade, ela que, ao longo de onze anos, deixou uma marca de qualidade e de entusiamo pela entrega ao Senhor e à sua Igreja. Finalmente, a comunidade agradeceu à Irmã Teresa, que exerceu o cargo de Superiora da Comunidade das Irmãs Doroteias nestes últimos seis anos, pela abnegação e pelo carinho com que colaborou na catequese paroquial e na Capela dos Franciscanos.

Para todas estas pessoas, e para as demais que se entregam no serviço à comunidade, o paróco expressou, em nome de todos, um sincero Bem-haja!

Veja algumas fotos desta festa simultaneamente de acolhimento e despedida.

This slideshow requires JavaScript.

Fotos originais aqui…

Related Images:

%d